Nelsinho Piquet, filho de Nelson Piquet com Sylvia Tamsma. Campeão da F3 Sul-Americana em 2002, Campeão da F3 Inglesa em uma temporada arrasadora, Vice-Campeão da GP2 em 2006, chegou a Formula 1 em 2007 como piloto de testes da equipe Renault. Nelsinho é hoje um dos maiores talentos do automobilismo brasileiro.
Nelsinho, o automobilismo sempre esteve presente em sua vida, quando teve a percepção de que realmente seria piloto ?
Acho que sempre quis ser piloto, desde pequenininho, quando morava na Europa com minha mãe e dormia em uma cama com formato de carro de corrida. Com um pai como o meu, era impossível não pensar em ser piloto. Mas só fui ter contato de verdade com o automobilismo aos oito anos, quando vim morar no Brasil com o meu pai.
Como foi seu início de carreira ?
Comecei aos oito anos, correndo de kart em Brasília.
Gostei tanto que lembro que eu chorava para não ir embora, pra continuar correndo. O kart foi uma escola importante, aprendi muito. E me deu também três títulos brasileiros, os primeiros de minha carreira.
Quais as maiores dificuldades que enfrentou ?
Não tive grandes dificuldades no começo de carreira. Além do talento, sempre tive um bom suporte, e com isso os resultados foram aparecendo. Mas, em compensação, tive de abrir mão de parte da minha infância e adolescência em prol do automobilismo. Enquanto meus amigos estavam brincando e, mais para frente, em festas etc, eu estava treinando. Mas pra mim estava bom, ja que correr sempre foi o que mais gostei de fazer.
Encarou algum tipo de preconceito por ser filho de uma lenda da Formula 1 ?
Preconceito não, mas cobrança sim. Ser filho de Nelson Piquet sempre fez com que as pessoas esperassem muito de mim. E isso em relação à imprensa, torcedores, mecânicos etc. Mas ser filho do Nelson tem mais lados bons do que ruins, as portas se abrem mais facilmente, você tem mais visibilidade e isso é muito bom.
Quais suas maiores alegrias no automobilismo ? E o que quer esquecer ?
Minhas maiores alegrias foram meus títulos, principalmente os da F3 Inglesa e F3 Sul-Americana, e agora o contrato com a Renault, já que realizei meu grande sonho, que era chegar a Fórmula 1. E não quero esquecer nada, todas as dificuldades que passei me ensinaram alguma coisa, me tornaram uma pessoa e um piloto melhor.
Qual a sua principal virtude como piloto ? E o que acha que precisa melhorar ?
Acho que sou um piloto rápido, determinado, não desisto até conseguir meu objetivo.
Para você quais foram os maiores pilotos da história da F1 ?
Piquet, Schumacher, Fangio, Prost e Senna foram excelentes pilotos.
Quais suas principais influencias como piloto ?
Meu pai, principalmente. Aprendi muito com ele.
Dos novos pilotos, quais os que você considera com maiores condições de brilhar na F1 ?
A nova geração é muito boa. Os dois pilotos da Renault são excelentes. O Alonso também é muito bom. Acho que a F1 está muito bem servida em termos de talento.
Você se submeteria a ser um eterno segundo piloto como foi Rubens Barrichelo ?
Eu preferiria correr em uma equipe na qual tivesse condições de ser campeão. Mas não da para criticar o Rubinho, ele é um grande piloto e estava na melhor equipe do momento.
Qual seria hoje o homem a ser batido na F1 ?
Se levasse em conta apenas os resultados dos últimos anos seria o Alonso. Mas o campeonato este ano está muito competitivo, há várias equipes em pé de igualdade e o resultado deve surpreender.
Que mudanças você faria para tornar a F1 mais competitiva ?
Acho que as mudanças feitas nos últimos anos já tornaram a categoria mais competitiva.
O que para você seria um sonho como piloto ? E um pesadelo ?
Um sonho seria ser campeão mundial, a exemplo do meu pai. Um pesadelo seria fracassar profissionalmente, mas não existe a menor chance de isso acontecer.
Qual a importância de seu pai na sua evolução como piloto ?
Meu pai é extremamente importante na minha evolução como piloto em vários sentidos. Foi ele que me incentivou a ser piloto, foi ele que sempre investiu financeiramente na minha carreira, criando a Piquet Sports, pela qual competi na F3 Sul-Americana, F3 Inglesa e GP2 Series. E também aprendi com ele muitas coisas que demoraria anos para aprender sozinho nas pistas.
Defina com apenas uma frase :
F1: Sonho conquistado
Automobilismo: Paixão da minha vida
Piquet: Pai, amigo e incentivador
Senna: Um grande piloto
Emerson: Primeiro a colocar o Brasil entre os grandes do automobilismo.
Massa: Tem grandes chances de levar o Brasil ao título mundial.
Schumacher: Melhor piloto que vi correr.
Brasil: País maravilhoso.
Familia: Muito importante, principal apoio que temos na vida.
Religião: Fazer o bem.
Nelsinho Piquet: Batalhador e com grande futuro pela frente. |