Pra você anotar e guardar as fórmulas e os participantes dos principais estaduais de 2009:
CAMPEONATO PAULISTA
Times: 20 (Barueri, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Marília, Mirassol, Mogi Mirim, Noroeste, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André, Santos, São Caetano e São Paulo)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando às semifinais os quatro primeiros colocados. Os vencedores das semis decidem o título.
ESTADUAL DO RIO
Times: 16 (Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Mesquita, Resende, Tigres, Vasco e Volta Redonda)
Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno, os clubes jogam dentro das chaves. No segundo, as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Nos dois turnos, haverá semifinais e final. Os campeões de cada turno decidem o título.
CAMPEONATO MINEIRO
Times: 12 (América, Atlético, Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares, Guarani, Ituiutaba, Rio Branco, Social, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando às quartas-de-final os oito primeiros colocados, que fazem um mata-mata até a decisão do título.
CAMPEONATO PARANAENSE
Times: 15 (Atlético, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Iguaçu, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Nacional, Paranavaí, Paraná, Rio Branco e Toledo)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros colocados. O time de melhor campanha leva dois pontos de bonificação, e o segundo, um. Os oito fazem um octogonal em turno único. O melhor colocado leva o título.
CAMPEONATO CATARINENSE
Times: Dez (Atlético de Ibirama, Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias, Metropolitano e Tubarão)
Regulamento: Turno e returno independentes. Os dois campeões, que levam um ponto de bonificação cada, mais os dois de melhor índice técnico fazem um quadrangular em turno e returno. Os dois primeiros decidem o título.
CAMPEONATO BAIANO
Times: 12 (Atlético, Bahia, Camaçari, Colo-Colo, Feirense, Fluminense, Ipitanga, Itabuna, Madre de Deus, Poções, Vitória e Vitória da Conquista)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros fazem semifinais. Os vencedores das semis decidem o título.
CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Times: 12 (Cabense, Central, Náutico, Petrolina, Porto, Salgueiro, Santa Cruz, Serrano, Sete de Setembro, Sport, Vitória e Ypiranga)
Regulamento: Dois turnos independentes onde os times se enfrentam, e caso haja empate em pontos ao fim de cada um deles, haverá jogo extra para se decidir o vencedor. Os campeões dos turnos decidem o título.
CAMPEONATO GOIANO
Times: 12 (Anapolina, Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goiás, Itumbiara, Jataiense, Mineiros, Santa Helena, Trindade e Vila Nova)
Regulamento: Na primeira fase, os times se dividem em dois grupos de seis e se enfrentam em três etapas. Na primeira, os clubes de uma chave enfrentam os da outra. Na segunda, invertem-se os mandos. Na terceira, os times se enfrentam dentro dos grupos em um turno. Os dois primeiros de cada chave, somando as três etapas, avançam às semifinais. Os vencedores das semis decidem o título.
E aí, qual o campeonato mais difícil? Qual a fórmula mais interessante?
|