Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

16/10/2012 - Lembra dele? o habilidoso Valber do final dos anos 80 e inicio dos anos 90

Na foto: Valber no "ontem e hoje".




Nesse artigo de hoje vamos relembrar um dos jogadores mais habilidosos que se tem notícia no Brasil desde o final dos anos 80. Zagueiro de origem, mostrou-se muito versátil, podendo atuar na lateral-esquerda e também no meio-campo. Essas qualidades chamaram a atenção de nada menos que Telê Santana, considerado por muitos um dos melhores técnicos da história do futebol brasileiro. Mas tão marcantes quanto suas jogadas foram também as polêmicas nas quais esteve envolvido. Estou falando de Válber, e você saberá neste artigo por onde anda este brilhante jogador.


Válber Roel de Oliveira nasceu em 1967 no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira aos 20 anos no Tomazinho FC de São João de Meriti. Em 1988, se transferiu para o São Cristóvão, clube que defendeu por duas temporadas. Passou pelos quatro grandes clubes cariocas, Fluminense (em três oportunidades), Botafogo (duas passagens), Flamengo e Vasco. Já no final de sua carreira, voltou ao estado para jogar no Guanabara e no América, onde encerrou sua trajetória dentro de campo como jogador profissional.


Fora do Rio, teve sua melhor fase no São Paulo FC, onde integrou o time bicampeão da Libertadores e da Copa Intercontinental em 1992 e 1993. Telê Santana via muito potencial nele até pelo fato de Válber ser considerado um jogador polivalente, tanto que foi convocado para defender a Seleção Brasileira na mesma época, disputando inclusive a Copa América de 1993. Porém, nem tudo eram flores...

Válber era excelente jogador, mas teve problemas com constantes atrasos e faltas em treinos no São Paulo e na Seleção, além de ter um comportamento extra-campo que não era compatível com um vencedor como ele. Com tudo isso somado às frequentes contusões, as chances dele ir para a Copa do Mundo de 1994 acabaram indo para o ralo. No São Paulo, a relação com Telê também já não era das melhores (afinal, seus sumiços não ajudavam...) e assim acabou indo para o Flamengo em 1995. Ainda voltou para o Tricolor Paulista no segundo semestre de 1996 e ficou lá até a metade de 1997, quando foi contratado pelo Vasco para a disputa do Brasileirão do mesmo ano, do qual acabou sendo campeão. Também comemorou o título carioca e da Libertadores em 1998 pelo Cruzmaltino, mas novamente suas atitudes de indisciplina fora de campo minaram sua passagem por São Januário.


Em 1999, após a segunda passagem pelo Botafogo (a primeira houvera sido em 1991/92), Válber retornou para o Fluminense, onde acabou sendo campeão brasileiro da Série C. Ainda defendeu as cores de Santos, Coritiba e Inter de Limeira, antes de encerrar sua carreira no América do Rio.

Depois de pendurar em chuteiras em 2008, Válber aceitou o convite para jogar Showbol, onde atrai atenções ao lado de outros jogadores consagrados como Djalminha, Müller, Careca e muitos outros. Posteriormente, também acumulou a função de treinador de Showbol.


Busca de notícias      










Todos direitos reservados 2022 - Desenvolvido pela Williarts Internet