Ou�a a Independente AM ao vivo!
 
 

 

17/09/2012 - Quem é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987?

Sport e Flamengo – o primeiro, em se tratando de torcida, é uma super-potência no Nordeste, o outro a maior potência do futebol brasileiro. Dois clubes e um título, o Brasileirão de 1987.

Embora a justiça, e a própria CBF, reconheça o rubro-negro pernambucano como o verdadeiro campeão de 1987, grande parte da imprensa e alguns historiadores, reconhecem o Flamengo como o campeão. A verdade é que foi um campeonato complicado, que previa o cruzamento de dois módulos, o verde e o amarelo. Leia >> A Polêmica sobre o Brasileirão 1987 .

"É o único Brasileiro (1987) que não pode ser questionado porque é objeto de sentença transitada em julgado. Além da decisão da CBF, da Fifa, de o Sport ter ido à Libertadores e ter recebido o troféu, o Flamengo questionou na Justiça. Ganhamos em todas as instâncias, e o veredicto foi o de que o Campeonato Brasileiro de 1987 foi vencido pelo Sport", diz Homero Lacerda, presidente do time à época.

Em 4 de novembro de 2007 o Flamengo enfrentou o Cruzeiro, pelo campeonato brasileiro, com os atletas vestindo uma camiseta com os dizeres "Mengão é penta".

Laércio Becker, em seu livro "Sobre a unificação dos títulos brasileiros", disponivel para leitura gratuita no Acervo de Livros Campeões, faz a seguinte menção:

A CBF, à revelia do Clube dos Treze, organizou um quadrangular entre os dois primeiros colocados da 1ª (Módulo Verde) e da 2ª (Módulo Amarelo) divisões. A composição foi paritária: dois times de cada divisão. No que diz respeito à autonomia, a questão se complica, pois o Clube dos Treze considera que aquilo que a CBF chama de "Módulo Verde" na realidade é um torneio autônomo: a Copa União. Já a CBF o considera uma chave integrante de uma fase do campeonato.

O fato de o Flamengo ter disputado a "Copa União", ou Módulo Verde, com a participação dos principais clubes brasileiros ainda deixa em dúvida: quem é o campeão de 1987?



Busca de notícias      

Todos direitos reservados 2024 - Desenvolvido pela Williarts Internet