Ou�a a Independente AM ao vivo!
 
 

 

01/07/2011 - Especial: Nutrição para Goleiros

A posição de goleiro é aquela em que são exigidas condições especiais do atleta para ocupa-la. Para se tornar um atleta tecnicamente completo, o goleiro deve dominar diversas ações defensivas como pegadas, encaixes, defesas em diversos ângulos, etc.

Sabe-se que o treinamento físico é um dos mais importantes ingredientes para o alcance do máximo desempenho esportivo, pois melhora os níveis de performance técnicos, táticos, psicológicos e físicos. Diversas capacidades físicas são essenciais para o bom rendimento de um atleta, para o goleiro em particular: flexibilidade, velocidade, força, explosão, coordenação, equilíbrio e agilidade.

O treinamento físico para goleiros consiste em exercícios para desenvolvimento de força explosiva, agilidade, velocidade de reação (reflexo), flexibilidade e na resistência anaeróbia. Os treinos devem sempre ser periodizados pelos treinadores de goleiros.

Para se obter uma boa evolução nos treinos e desenvolvimento da capacidade física necessária, uma boa nutrição é o elemento chave para o sucesso do atleta. Assim como os jogadores da linha, o goleiro também necessita de uma dieta diferenciada, hidratação e suplementação. Vamos ao passo-a-passo:


1° - Reeducação Alimentar: o ponto de partida para melhorar o desempenho dos goleiros é trabalhar com eles uma reeducação alimentar, que nada mais é do que fazer as substituições saudáveis dos alimentos e se alimentar de 3-3 horas. Então, eles devem abolir do cardápio os alimentos muito gordurosos, frituras, açúcar refinado em excesso, refrigerantes, carnes gordurosas, fast-food e salgadinhos;

2° - Aumento no consumo de carboidratos saudáveis: Os carboidratos são os nutrientes que fornecem energia para o treino e recuperação. Então, devem ser consumidos em altas quantidades diariamente. Melhores fontes: massas, cereais, batata, mandioca, pães, frutas e legumes. É obrigatório consumir carboidratos antes e após os treinos;

3° - Proteínas magras: As proteínas atuam na recuperação e manutenção da massa muscular, essencial aos treinos de força e potência que os goleiros executam, então, um bom aporte de proteína deve ser dado aos atletas. Consumir proteínas magras, sem excesso de gorduras: carnes brancas, carne vermelha sem gordura, laticínios desnatados e ovos;

4° - Líquidos: Os treinadores devem pegar no pé de seus goleiros com relação aos líquidos. Muitos atletas não sabem da importância de uma boa hidratação, então, só tomam água quando sentem sede, mas não sabem que quando há sede, já tem desidratação presente. Então, o ideal é tomar líquidos durante o dia todo, no mínimo de 1-1 hora e durante o treino a cada 15-20 minutos;

5° - Suplementos: Um esquema interessante de suplementação inicial para goleiros seria:

» Carboidratos antes, durante e após o treino: optar pela maltodextrina ou dextrose;

» Proteínas antes e após treino: Whey protein (proteína do soro do leite: suplemento básico e muito eficaz);

» Creatina: 5g/dia no pós-treino (junto com o shake de carboidrato e proteína);

» Hipercalórico: Usar para atletas que necessitem aumentar o peso corporal. Utilizar um shake de 1-2x/dia com leite desnatado;

» Aminoácidos: BCAA ou leucina antes e após ou glutamina após; » Betaína no pré e pós treino junto com bebida esportiva.



REFERÊNCIAS:

GONÇALVES, G.A.; NOGUEIRA, R.M.O. O treinamento específico para goleiros de futebol: uma proposta de macrociclo. Estudos, Goiânia, v.33, n.7/8, p. 531-543, jul./ago. 2006.
BARROS, Turíbio L, GUERRA, Isabela. Ciência do futebol. Editora Manole, 2004.
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.

(*) Giovana Guido (CRN3 21630) , Nutricionista graduada pela Universidade São Judas Tadeu, com especialização em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho e atualmente cursando Nutrição Esportiva também pela Gama Filho.


Busca de notícias      

Todos direitos reservados 2024 - Desenvolvido pela Williarts Internet