Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

12/04/2011 - Confira algumas observações sobre o Campeonato Brasileiro

2011 - em 21 de fevereiro de 2011 a Copa União é reconhecida como Campeonato Brasileiro - o Flamengo foi o campeão desta competição.

2010- A CBF reconhece a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Parta) como campeonato brasileiro, deixando a Copa União de 1987 de fora.

2005- devido ao escândalo da arbitragem, sobre fabricação de resultados para um site de apostas, a CBF anulou onze partidas. O Corinthians foi a equipe mais beneficiada. Pôde recuperar 04 pontos perdidos na remarcação dos jogos, e acabou ficando com o título.

2003- o campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos. Neste sistema de disputa, o primeiro grande clube a conquistar um campeonato nacional a ser rebaixado para a Série B (segunda divisão) foi o EC Bahia. A competição deste ano contou com a participação de vinte e quatro clubes.

2000- A competição levou o nome de Copa João Havelange, e a equipe do São Caetano, vice campeã da serie B (Módulo Amarelo), se tornaria meses depois vice campeão da principal divisão nacional. É que o campeão e o vice subiram para a principal divisão neste mesmo ano.

1987 (1)- Neste ano, disputou-se a Copa União (Módulo Verde), organizada pelo Clube dos Treze, criado naquele ano por Internacional, Grêmio, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia. Por sua vez, Coritiba, Santa Cruz e Goiás foram convidados para a disputa. No Módulo Amarelo ficaram alguns clubes tradicionais como Portuguesa, Sport, América-RJ e Guarani.

A CBF decidiu que o campeão nacional sairia do cruzamento entre o primeiro e segundo colocado de cada módulo. No verde deu Flamengo e Internacional. No amarelo, Sport Recife e Guarani (vice-campeão de 1986).

A CBF estabeleceu que os dois primeiros de cada módulo se enfrentariam em um quadrangular para definir o campeão brasileiro. Só que Flamengo e Inter se recusaram a participar do quadrangular, e fizeram a final. Do outro lado, Sport Recife e Guarani aguardaram em campo o cruzamento das semifinais, como Inter e Flamengo não compareceram, a CBF considerou WO (1 x 0).

Então, Sport Recife e Guarani, oficialmente, fizeram a final - com vitória do Sport, considerado pela própria CBF o verdadeiro Campeão Brasileiro de 1987. O Flamengo, mesmo com a decisão da CBF, reinvidicava o título deste ano - que foi reconhecido em 21 de fevereiro de 2011.

1973- decidido em um quadrangular: Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras, São Paulo 4 x 1 Internacional/RS, Palmeiras 2 x 1 Internacional/RS, Cruzero 1 x 0 São Paulo, Internacional/RS 1 x 0 Cruzeiro e Palmeiras 0 x 0 São Paulo

1972 e 1997- após empate na decisão, o titulo ficou com a equipe de melhor campanha durante toda a competição.

1971- o campeonato foi decidido em um triangular, envolvendo Atletico/MG, São Paulo e Botafogo/RJ; resultados: Atletico 1 x 0 São Paulo, São Paulo 4 x 1 Botafogo e Botafogo 0 x 1 Atlético.

Fonte: Confederação Brasileira de Futebol e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em Janeiro/2005 - atualizada e revisada em 22/Fevereiro/2011.


Busca de notícias      










Todos direitos reservados 2022 - Desenvolvido pela Williarts Internet