Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

21/12/2010 - As marcas mais valiosas do futebol brasileiro em 2010

Corinthians ultrapassa o Flamengo em 2010 e chega a R$ 749,8 milhes; So Paulo assume o segundo lugar no ranking e Rubro-Negro cai para terceiro

Dono da maior torcida do Brasil, clube que coleciona fs por todo o Pas, o Flamengo segue poderoso, mas j no ostenta a liderana do ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional. As muitas aes de marketing desde a chegada do Fenmeno Ronaldo e, principalmente, do centenrio do clube, alm da grande presena de pblico nos estdios, levaram o Corinthians, embalado por sua fantica torcida, carinhosamente chamada de "nao alvinegra", a se tornar a marca de maior valor em 2010: R$ 749,8 milhes, segundo estudo realizado pela Crowe Horwath RCS.

O So Paulo, reconhecido pela ateno a sua rea de marketing, tambm conseguiu importante avano e assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhes. O Flamengo agora o terceiro, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhes. Enquanto o Palmeiras se manteve na quarta posio (R$ 444,1 milhes), o Vasco ganhou duas em relao a 2009 e agora stimo. O campeo brasileiro Fluminense e Botafogo caram uma posio cada.

A metodologia utilizada pela Crowe Horwath RCS neste ano foi a mesma de 2009, com 18 diferentes variveis entre dados financeiros histricos dos clubes, informaes publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hbitos de consumo da torcida e dados sociais e econmicos do mercado em que atuam os clubes analisados.

As informaes financeiras foram extradas das demonstraes contbeis dos clubes e no foram considerados os recursos com transferncias de atletas. Os valores diretamente relacionados ao clculo do valor da marca foram consolidados em quatro macrorreceitas: marketing, estdio, scios e mdia.

Embora alguns tenham crescido mais que outros, o estudo conclui que os 12 maiores clubes nacionais apresentaram evoluo nos ltimos anos. A melhora est diretamente relacionada a fatores como a continuidade da ampliao das receitas com estdio, marketing, scios e mdia; aumento do interesse de patrocinadores e valor das cotas negociadas; ampliao das receitas de televiso; maior participao do torcedor nos negcios; melhora na renda do consumidor brasileiro e aquecimento da economia nacional.

A metodologia no permite que uma varivel sozinha, como a fora da torcida, por exemplo, seja responsvel por crescimento ou queda no valor da marca.

Ritmo. Lder em 2009, o Flamengo perdeu duas posies e passou a ser o terceiro em funo da evoluo da receita sem considerar transferncias de atletas de seus concorrentes diretos, Corinthians e So Paulo, que cresceram mais que o clube da Gvea.

Os trs, porm, levam vantagem em relao maioria dos outros clubes porque no perdem grande participao entre o pblico feminino e crescem consideravelmente entre os torcedores de 16 a 24 anos. "O estudo mostra um crescimento do Flamengo em valor de marca, s que inferior ao registrado por Corinthians e So Paulo. Ou seja, todos esto crescendo, a diferena est no ritmo de cada um", afirma Amir Somoggi, responsvel pelo trabalho.

Futuro. De acordo com a Crowe Horwath RCS, o futebol brasileiro tem perspectiva de um grande crescimento para os prximos anos. A evoluo do mercado se dar pelo processo atual de desenvolvimento comercial das marcas, pelo fluxo de investimentos por conta da Copa de 2014, alm do interesse cada vez maior das empresas patrocinadoras em investir no futebol.

O grande desafio, a partir de agora, para os departamentos de marketing criar um canal estreito e contnuo de relacionamento com seus milhes de torcedores, auxiliar os patrocinadores nos investimentos, relacionar-se com diferentes pblicos (utilizando-se para isso das muitas ferramentas existentes) e vender produtos e servios. A bola est, portanto, com os homens do marketing.


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2021 - Desenvolvido pela Williarts Internet