A aluna loira e desinteressada que, para cabular aulas, se escondia no banheiro da escola. Um dia, caiu, bateu a cabeça e morreu. E continua no banheiro, assustando a vida de outras loiras e morenas que faltam às aulas para fumar e fofocar.
A loira que deu mole em um baile. O galã se deu bem e imaginou que iria se dar melhor ainda na hora da carona. Quando estacionou o carro, ganhou um beijo. No outro dia, foi atrás da loira e descobriu que a residência da conquista era... o cemitério.
Lendas urbanas. Substituem as outras, de um Brasil antigo, muito mais rural. Tempos de mula-sem-cabeça, saci-pererê etc.
O futebol está cheio de lendas urbanas. E, o que é pior, tem muito mais gente acreditando. Nem criança de 10 anos acredita na loira do banheiro. Em compensação, tem muito adulto que acredita em:
1)A ESTRUTURA DO SÃO PAULO – Ela é justificativa para tudo. Um jogador faz um golaço, mas, se depender da diretoria, o elogio vai para o sub diretor de marketing, que conseguiu um lustra-chuteiras novo. O DVD da conquista do título do ano passado reflete essa tendência. Falava-se muito mais de Júlio Casares, do MK, do que de Rogério Ceni. A diretoria do São Paulo é a mais competente que existe, mas qual é o seu projeto para o time de futebol? Alguém discorda que o elenco tem piorado desde 2005? A cada ano, o time é pior. E não se contrata um centroavante capaz de ser o artilheiro do time (vamos ver o Fernandão agora).
Artilheiro indiscutível, como Luís Fabiano, e não artilheiro eventual como Borges, Hugo e Aloísio, sempre ameaçados pelo goleiro. O mérito da diretoria foi montar um grupo homogêneo e com capacidade de duração de três anos. Jogadores versáteis, lutadores e bem tratados. Mas e craque? Algum craque? E, mesmo diante de um projeto tão pouco ambicioso, houve muitas contratações erradas: Flávio Kretzer, Michel, Rondon, Ramalho, Zé Ramalho, Jadílson.........
2)OS SONHOS DE PETRAGLIA. – Ele falou e muita gente acreditou que o Furacão seria, em pouco tempo, o time mais popular da América do Sul. Formaria filiais pelo Continente e logo ouviríamos o grupo de Huracán, Huracán por toda a América. Já se passaram três anos e o Furacão ainda não tem a maior torcida em Londrina ou Paranavaí. Lorota.
3)DEMITIR TÉCNICO É RUIM – Essa é a lenda urbana mais recente. Quem duvida dela pode apanhar. Dizem que na Europa não é assim. Ah, não? Capello foi demitido após ganhar o título espanhol para o Real Madrid. Os técnicos que foram mantidos em 2006 levaram os seus times a uma boa posição no Brasileiro. Espera aí. Não é o contrário? Fizeram um bom trabalho desde o início e foram mantidos? Caio Jr. é um grande defensor dessa lenda urbana. Médico, engenheriro, gari, físico nuclear, prostituta, todo mundo pode ser demitido. Técnico, não. Se fosse assim, o Palmeiras teria ficado muito mais tempo com o impagável Antonio Carlos.
4)FALTA DE APOIO AO FUTEBOL FEMININO - Rádios, televisões e jornais criticam a CBF por não fazer um campeonato feminino de futebol. Parece que agora saiu. Quero saber qual televisão irá transmitir. Qual rádio estará presente. Qual jornal mandará um repórter para o evento. E não estarão errados. Ninguém vai ver mesmo.
|