Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

10/05/2010 - Boletim da Copa: Tudo sobre o Mundial de 1966

Polêmica, violência e decepção marcaram a Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra. Os donos da casa ficaram com o título, o primeiro e único de sua história, numa final contestadíssima contra a Alemanha Ocidental.

No tempo normal a partida terminou empatada por 2 a 2. Na prorrogação, um gol ilegal do inglês Hurst - a bola não passou a linha -, foi determinante no resultado. Os ingleses ainda marcariam mais um gol antes do apito final.

Com uma equipe envelhecida, a Seleção Brasileira, atual bicampeã, acabou eliminada ainda na primeira fase, com derrotas para Hungria e Portugal, e uma única vitória, contra a Bulgária, por 2 a 0, gols de Pelé e Garrincha. Essa foi a última partida oficial em que os dois jogadores atuaram juntos.

Além dos brasileiros, a Itália também foi um vexame ao cair na primeira fase, após uma histórica derrota para a Coréia do Norte, por 1 a 0. Já o atacante português Eusébio, com nove gols, foi o artilheiro do torneio.

O destaque curioso da competição ficou por conta de um cachorro chamado Pickles. Às vésperas da Copa, a Taça Jules Rimet foi roubada e o cão a encontrou num matagal no subúrbio de Londres.

Além do artilheiro Eusébio, a Copa contou com o talento de outros grandes jogadores, como o alemão Beckenbauer e os ingleses Banks, Hurst e Bobby Charlton.

Campeão Inglaterra

Vice Alemanha Oc.

3º colocado Portugal

Artilheiros
Eusébio (Portugal) 9
Helmut Haller (Alemanha) 6
Geoffrey Hurst (Inglaterra) 4
Franz Beckenbauer (Alemanha) 4
Ferenc Bene (Hungria) 4

Dados da Copa
Ano: 1966
País: Inglaterra
Data (início/final): 11/07 a 30/07
Seleção vencedora: Inglaterra
Total de espectadores: 1.614.677
Cidades-sede e estádios: 7
Londres (Wembley e White City), Sheffield (Hillsborough), Birmingham (Villa Park), Liverpool (Goodison Park), Manchester (Old Trafford), Middlesbrough (Ayresome Park) e Sunderland (Roker Park)

Dados dos jogos
Países participantes: 16
Argentina, Alemanha Ocidental, Brasil, Bulgária, Chile, Coréia do Norte, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, Itália, México, Portugal, Suíça, União Soviética e Uruguai
Número de partidas: 32
Número de gols: 89
Média gols / partida: 2,78
Final:
Inglaterra4 x 2 Alemanha Ocidental


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2022 - Desenvolvido pela Williarts Internet