Ou�a a Independente AM ao vivo!
 
 

 

11/03/2010 - Lembra dele? Volnei jogou na Ferroviaria, Portuguesa, Cruzeiro, Corinthians

Em duas ocasiões a equipe da Ferroviária teve seus atletas enaltecidos por conquistarem a artilharia no Campeonato Estadual da Divisão Especial, atual Série A1. Em 1968, Antônio Zalenkov, o popular Téia, desbancou Pelé, tendo assinalado 20 gols na competição. Além do Bicampeonato do Interior, a Ferrinha comemorou a feita do seu centroavante, sempre eficiente, sobretudo nas bolas aéreas.
Passados 22 anos, em 1990, após chegar a Araraquara vindo do Mirassol, o atacante Volnei Aparecido de Oliveira entraria para a história do futebol paulista e claro, da Associação Ferroviária de Esportes, ao conseguir a inédita artilharia no Estadual que primou pelo equilíbrio.
Surpreendentemente tivemos uma final interiorana entre Bragantino e Novorizontino, e a artilharia do campeonato ficou nas "mãos", ou melhor, nos pés de atletas do interior. Volnei alcançou a marca de artilheiro, ao lado de Alberto do Ituano e do atacante Rubem do Guarani, todos com 12 gols assinalados.
Naquele ano sob o comando do técnico Fito Neves, a Ferrinha dispunha de um grupo inchado na iminência do Paulista. Cerca de 45 jogadores buscavam um lugar ao sol e a confiança da comissão técnica grená, a fim de fazer do grupo que iria brigar pela titularidade. Dentre eles estava o centroavante Volnei, que tinha como principais características a velocidade, o chute forte rasteiro, e por jogar tanto por dentro como pelas extremidades do campo, além de ter uma significativa mobilidade.
A equipe base da Ferrinha contava com: Narciso Wallace, Vilmar Olavo China, Helinho, Donato, Hamilton, Celinho, Wanderlei, Paulinho Taiúva, Sidney, Adil e Volnei. Na AFE o centroavante teve a oportunidade de atuar ao lado de jogadores que também foram destaques em outras agremiações, como o meia-atacante Wanderley, que junto com o centroavante em questão iria defender o Guarani, além do ponta-esquerda Adil (ex-Portuguesa, Cruzeiro, Corinthians, Bahia, Grêmio), o volante Helinho, ex-Votuporanguense e o goleiro Énio (ex-portuguesa).
Como já foi dito, o avante deixou a Ferroviária para ir atuar no Guarani de Campinas, principalmente pelo destaque de ter sido artilheiro do principal campeonato Estadual do país.


Busca de notícias      










Todos direitos reservados 2024 - Desenvolvido pela Williarts Internet