Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

12/11/2009 - Histórias do futebol: Momento inesquecivel em um jogo da Lusa

Em 1991 assisti no Pacaembu o título da Lusa na Copa São Paulo

Por Sérgio Dias*

Há algum tempo venho tendo a lembrança de um jogo inesquecível. Acredito que as lembranças ficaram cada vez mais frequentes após ter um contato maior com um torcedor "doente" da Portuguesa, ou Lusa, uma forma mais carinhosa de chamar o segundo time de muitos dos torcedores do Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos.

Já se vão alguns anos daquele longinquo 1991. Naquele dia, prestes a completar 16 anos, fui com alguns amigos ao Pacaembu ver a final da Taça São Paulo de Futebol Júnior entre a Portuguesa e o Grêmio. Nenhum de nós torciamos para a Portuguesa. Nem para o Grêmio. Mas gostavamos de futebol.

Lembrando um pouco mais, além de gostar de futebol eu conhecia o pai do Tico, atacante que chegou a jogar no São Paulo bem depois. Feirante, ele era muito orgulhoso do filho e sempre estava na padaria que eu trabalhava na época, lá no bairro do Limão. Acredito que ele tenha comentado da final. Lembro de ter visto ele algumas vezes no Canindé gritando o nome do filho, que sempre que ouvia dava um sinal, um sorriso. Infelizmente não lembro o seu nome.

Mas, voltamos aquela final do dia 27 de janeiro de 1991. Como choveu aquele dia. Mas a chuva em nada atrapalhou o futebol arte do jovem Dener. Os gols de Sinval, artilheiro que não teve lá tanto sucesso depois. A Lusa ganhou aquele jogo por 4 x 0, sem contestações. Foi o maior placar de uma final da Copa até hoje. E a melhor campanha: nove vitórias em nove jogos.

Apesar disso, o que podia ser uma esperança para os torcedores da Lusa de um time no futuro vencedor…não foi bem assim que aconteceu. Não houve nenhuma conquista, os jogadores daquele time pouco se destacaram e ainda tivemos a fatalidade com o Dener em 1994.

*Sérgio Dias, palmeirense, jornalista, é diretor da Dália Comunicação


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2022 - Desenvolvido pela Williarts Internet