Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 
Barretos F.C.

O Barretos Futebol Clube(BFC) foi fundado numa quarta feira, em 22 de Setembro de 1915. Porém, em reportagem do Jornal A Semana, datado de 1947, a fundação é de 7 de julho de 1918. Como a lista acima relata o surgimento do BFC duas vezes, resta-nos concluir que os registros da LBF e a matéria de A Semana, referem-se as duas fases do clube. A primeira diretoria do BFC era presidida por Eleazar Ferreira de Menezes. Ao longo de sua existência, disputou 247 jogos oficiais. A composição completa da diretoria, levantada junto aos arquivos Jonas D'Assunção, segue abaixo. A conquista mais importante do conhecido Leão da 32, é o Torneio Santos Dumont, em 1957 - veja matéria a parte.

PRIMEIRA DIRETORIA DO BFC - 1915

Presidente: Eleazar Ferreira de Menezes
Vice-presidente: Tenente Gustavo Garcia
1º secretário: Sebastião Ferreira Luz
2º secretário: Antônio Ferreira Pinto
Tesoureiro: José Ricardo da Costa
Diretor de Esportes: Mário de Oliveira
Diretor Social: Mário Marcondes
Procurador: Joaquim Duflles
Conselho Administrativo: Deolindo José de Barros, Raphael de Moura Campos, Victor Miguel Romano, Fausto Lex, José de Lima e Gumerindo Ferraz. A sede da equipe era localizada na praça Francisco Barreto, 67. Fonte: Jonas D'Assunção.

"LEÃO DA 32" - Até o ano de 1960, quando foi feita a fusão com o Fortaleza, o BFC disputou 247 jogos oficiais, referentes a Segunda Divisão, anos de 1947, ano que marca o início do futebol profissional no interior, 48, 50,51, 52, 55, 56, 57, 58 e 59, além da Terceira Divisão em 60, quando foi extinto, através da fusão com o Fortaleza. O fato de ter disputado a terceira divisão, em 60 - informação que consta no Almanaque do Futebol Paulista, porém, é contestado pelo historiador Jonas D'Assunção. Conforme matéria do Jornal a Semana, de 16 de fevereiro de 1947, no seu primeiro campeonato profissional, o "Alvi-negro da 32", como ficou conhecido, enfrentou o Batatais no campo da 32. Na pré-escalação, o BFC tinha Nelson, Amauri e Piste: Aissa, Lulu ou Luizão e Zé Preto: Geraldo, Joanito ou Bequinho, Pirombá, Chapinha e Zé Marinho. Ao final do jogo, vitória do adversário por 3 x 0. Antes de iniciar o Campeonato de Futebol do Interior, disputou o chamado Torneio Início de Futebol da Cidade de Barretos, iniciado em 2 de março daquele ano, ficando com o título de campeão.










Todos direitos reservados 2017 - Desenvolvido pela Williarts Internet