Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

Warning: getimagesize(controle/arquivos/noticias/faa9490e52b681fa05d6e244726f89bf.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/futebolbarretos/www/ver_noticia.php on line 17

23/01/2009 - O romantico Campeonato Carioca de 2009 começa neste final de semana

Com o charme e tradição que lhe são peculiares, aliado a uma fórmula de disputa que assegura três comemorações de títulos, começa neste fim de semana o Campeonato Carioca de 2009. O Flamengo vai em busca do tri para manter a hegemonia no século 21. São cinco títulos desde 2000, contra um de cada um dos três rivais (há ainda o de 2002, subjúdice até os dias atuais).

Para manter o domínio local, o rubro-negro, que vem de um Campeonato Brasileiro onde frustrou sua torcida ao perder a vaga na Libertadores nas últimas partidas, manteve a maioria dos jogadores de 2008. Entre as perdas, estão o atacante Diego Tardelli, o zagueiro Dininho e o treinador Caio Júnior, substituído por Cuca. A principal contratação até aqui foi de Zé Roberto, do Schalke 04 e ex-Botafogo.

O Fogão é finalista do Carioca há três anos, sendo o atual bi-vice. Muitos jogadores foram embora, como Jorge Henrique, Túlio, Renato Silva, Lúcio Flávio, Triguinho, Gil, André Luís, Wellington Paulista, Diguinho e Carlos Alberto. Entre as reposições disponibilizadas para Ney Franco, estão o meia Maicosuel, o zagueiro Teco e o atacante Reinaldo, que voltou ao clube.

Quem teve as perdas mais significativas para este ano foi o Fluminense. Só para o São Paulo foram Washington, Júnior César e Arouca. Thiago Silva, ídolo da torcida, também foi embora, assim como Soares, Roger e Somália. Para 2009, Renê Simões tem como novidades o lateral Leandro, o volante Jaílton, o meia Leandro Domingues e, principalmente, o atacante Leandro Amaral, que está de volta.

Sua casa anterior foi o Vasco, que vive o ano da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de Leandro, outros jogadores que saíram do elenco de 2008 foram Madson, Wagner Diniz, Odvan, Pedrinho e Edmundo, além do treinador Renato Gaúcho. Dorival Júnior assumiu o posto e ganhou jogadores como Carlos Alberto, Léo Lima, o atacante Rodrigo Pimpão e o lateral Paulo Sérgio.

Afora os quatro grandes da Capital, os destaques são o Duque de Caxias, que também jogará a Segundona do Brasil, e o Tigres, que faz sua estréia na divisão principal do Rio, além do Resende, que terá o veterano artilheiro Viola. Outra boa novidade é a volta do Bangu, depois de anos na B Estadual. Porém, é nela que estará o América, grande ausência do Carioca de 2009.

O tradicional regulamento - deliberadamente copiado este ano pelo Campeonato Gaúcho - tem duas taças: Guanabara e Rio. Na primeira, os times jogam dentro dos grupos, e no segundo, é grupo contra grupo. Nos dois turnos, os quatro melhores vão à semifinal, dela saindo os finalistas. Os vencedores dos turnos decidem o título em duas partidas. Quem vencer ambos os turnos é campeão direto.

A curiosidade desta edição será uma espécie de "campeão do Interior", mas sem excluir os grandes da disputa. Serão duas taças (Moisés Mathias de Andrade, na GB, e João Ellis Filho, na Rio) entre os terceiros e quartos dos grupos. O cruzamento será olímpico, com semifinal e final. Os campeões das duas taças faturam R$ 25 mil cada - ou R$ 50 mil, se o mesmo time vencer as duas.

Os grupos

Chave A - Americano (Campos), Cabofriense (Cabo Frio), Duque de Caxias, Fluminense (Capital), Madureira (Capital), Resende, Tigres (Capital) e Vasco (Capital).

Chave B - Bangu (Capital), Boavista (Saquarema), Botafogo (Capital), Flamengo (Capital), Friburguense (Nova Friburgo), Macaé, Mesquita e Volta Redonda.

Primeira rodada

Amanhã - Macaé x Volta Redonda (16h, Mário Castanho, Araruama); Mesquita x Bangu (16h, Louzadão, Mesquita); Boavista x Botafogo (16h, Eucy Resende de Mendonça, Bacaxá); Madureira x Resende (16h, Edson Passos, Capital); Vasco x Americano (18h15, São Januário, Capital); e Duque de Caxias x Tigres do Brasil (20h30, Marrentão, Duque de Caxias).

Domingo - Flamengo x Friburguense (17h, Maracanã, Capital); e Cabofriense x Fluminense (19h15, Correão, Cabo Frio).

Os clássicos

8/2 - Fluminense x Vasco (Taça GB)
15/2 - Botafogo x Flamengo (Taça GB)
11 ou 12/3 - Botafogo x Vasco (Taça Rio)
21 ou 22/3 - Vasco x Flamengo (Taça Rio)
28/3 - Fluminense x Botafogo (Taça Rio)
4 ou 5/4 - Flamengo x Fluminense (Taça Rio)


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2020 - Desenvolvido pela Williarts Internet