Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

15/01/2009 - Tunel do tempo: Palmeiras conquista o Bi Campeonato Brasileiro em 73

O campeonato de 1973 teve início no dia 25 de agosto e término em 28 de fevereiro de 1974. Participaram 40 clubes, disputando 656 jogos. No total foram 1.202 gols marcados, com uma média por jogo de 1,83 gols. A média de público foi de 15.460 pagantes por partida.

Decisão

A decisão contou com a participação de quatro equipes: Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Internacional. Todos jogaram contra todos, e na última rodada, o confronto entre Palmeiras e São Paulo definiu o campeonato. Apenas as duas equipes paulistas chegaram à última rodada com chance de título. O Palmeiras, melhor equipe desde a primeira fase, tinha a vantagem do empate. Para ser campeão, o São Paulo precisava de uma vitória.
Os dois times entraram muito nervosos em campo. O jogo foi marcado pela violência dos zagueiros, que não foi coibida pelo árbitro Arnaldo César Coelho. O Palmeiras foi mais objetivo, acuando o São Paulo em seu campo. O time do Parque Antártica usava muito bem seus jogadores, principalmente Leivinha pela ponta esquerda do ataque. Ademir da Guia fez um jogo apagado, ofuscado pela excelente marcação feita pelo time são-paulino. A maior estrela do time do Morumbi foi Waldir Perez, com uma atuação fantástica. Os atacantes Terto e Palhinha, principal esperança de gol são-paulina, não mostraram bom futebol, em parte devido ao recuo excessivo do time e à falta de ligação entre os jogadores do meio e da frente.
No segundo tempo, a violência dos defensores foi muito menor e Ademir da Guia aproveitou para tentar algumas jogadas. Apesar disso, sua atuação não foi boa. Quem se destacou no time verde foi o volante Dudu, que comandava as ações do meio campo. O quadro do jogo no segundo tempo não se alterou, com o Palmeiras tentando muito mais o gol do que o São Paulo. No entanto, o tricolor encontrou mais espaços para criar do que no primeiro tempo. Mesmo assim, não houve alteração no placar. O jogo terminou 0 a 0, com o bicampeonato indo para a equipe do Palmeiras. Aliás, a melhor equipe de todo o campeonato.

Final

PALMEIRAS 0 x 0 SÃO PAULO

Data - 20 fevereiro de 1974

Dstádio - Morumbi

Palmeiras - Leão – Erico, Luís Pereira, Alfredo, Zeca – Dudu, Ademir da Guia – Ronaldo, Leivinha, César e Nei.
Técnico: Oswaldo Brandão.

São Paulo - Valdir Peres – Forlan (Nélson), Paranhos, Arlindo, Gilberto – Chicão, Pedro Rocha – Terto, Zé Carlos (Ratinho).
Técnico: José Poy

árbitro - Arnaldo César Coelho


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2019 - Desenvolvido pela Williarts Internet