Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

30/06/2011 - Juan Manoel Fangio vence etapa Barretos do Grande Prêmio Getúlio Vargas

O argentino Juan Manoel Fangio venceu a quarta etapa do Grande Prêmio Getúlio Vargas de Automobilismo, percurso entre Goiânia e Barretos, vitória que lhe garantiu a liderança provisória da competição. O piloto percorreu os 592 kms em 6.26.49 horas, ficando a frente de Oscar Galves, segundo lugar; Iberê (terceiro), Júlio Vieira (quarto) e Eduardo Oliveira (quinto)

O uruguaio Jorge Mantero, que vinha tendo ótimo desempenho, teve que abandonar. Apesar de retornar mais tarde, não constava mais da classificação geral. Na sequência do Grande Prêmio, Fangio faturou também a etapa entre Barretos e Poços de Caldas, percurso de 509 kms, com o tempo 5.04.12 horas.

A disputa do Grande Prêmio Brasil, de âmbito internacional, aconteceu em junho de 1941 com carros de Turismo. Foram percorridos 3,7 mil kms. A largada aconteceu no Rio de Janeiro. O percurso passou por Belo Horizonte, Uberaba, Goiânia, Barretos, Poços de Caldas e São Paulo. A chegada aconteceu no Rio de Janeiro. A competição foi organizada pelo Automóvel Clube do Rio de Janeiro, com a participação de 38 pilotos, sendo 33 brasileiros, dois argentinos e um uruguaio como convidado especial, o piloto Jorge Montero.



HISTÓRICO DO GP



DATA
22 a 29 de junho de 1941

PERCURSO
3.708 km

TEMPO TOTAL
43.12.34.3 horas

MÉDIA
85,814 km/h

PARTICIPANTES
35 carros




REGISTRO 1 - Jornais da época registraram o evento, informando inclusive sobre a expectativa do evento. Na edição 907, de 5 de junho de 1941, o Jornal A Semana trouxe nota com o título Grande Prêmio Getúlio Vargas, transcrita a seguir:

Vem sendo aguardada com o mais vivo interesse a disputa da grande prova automobilística "Presidente Getúlio Vargas", que será disputada entre os dias 22 e 29 de junho próximo, numa extensão de 3.731 quilômetros, organizada pelo Automóvel Clube do Brasil.

Segundo as últimas informações recebidas pelo Automóvel Clube do Brasil, os pilotos das localidades do interior por onde deverão passar os concorrentes, vem trabalhando com todo empenho e entusiasmo a fim de que a prova se desenrole com máxima segurança para os concorrentes.

REGISTRO 2 – Quatorze dias depois, na edição 910, de 19 de juhho, A Semana trouxe outra matéria, com o título Prova Presidente Vargas, informando sobre a vinda de Fângio e Galves, em Barretos, dias antes da prova, para chegar o percurso. A matéria transcrevemos abaixo:

Aproxima-se o dia da espetacular prova automobilística "Presidente Getúlio Vargas", organizada pelo Automóvel Clube do Brasil e que realizará em caráter improrrogável para os dias 22 a 29 de junho do corrente. Como já tivemos oportunidade de nos referir, a grande corrida, que constituirá em um dos maiores acontecimentos da vida esportiva nacional, terá Barretos como um dos pontos de passagem e descanso dos valorosos volantes argentinos Juan Fangio e Oscar Galvez, inscritos que estão na prova.

Os grandes "ases" do automobilismo inter-americano estiveram poucas horas nesta cidade visitando o Sr Fábio Junqueira Franco, prefeito do Município, a quem entregaram a carta abaixo. Discretos e cavalheirescos, os volantes argentinos nada nos adiantaram sobre as condições do terreno já percorrido, mostrando-se apenas animados e esperançosos na vitória da Prova "Presidente Getúlio Vargas".









A carta que entregaram na visita que fizeram ao Prefeito barretense está assim redigida:

"Rio de Janeiro, 5 de junho de 1941.

Ao Sr. Dr, Fábio Junqueira Fraco

DD. Prefeito Municipal de Barretos

Solicito a sua atenção para os portadores da presente, que são os corredores argentinos Juan M. Fangio e Oscar Galvez, inscritos para a Prova Presidente Getúlio Vargas.

Os referidos volantes estão percorrendo a rota da grande corrida de 22 a 29 de junho corrente, e muito grato ficarei pela boa acolhida de V. S. dispensar aos representantes platinos.

Atenciosas saudações

Romeu de Miranda e Silva, secretário da Comissão Esportiva do Automóvel Clube do Brasil.



O oitavo Antigomobilismo



A vitória do argentino no Grande Prêmio Getúlio Vargas, realizado em 1941 – o piloto ganhou inclusive as etapas Goiania – Barretos e Barretos – Poços de Caldas, é o tema do 8º Antigomobilismo, encontro de colecionadores de veículos antigos, que será realizado de 8 a 10 julho no North Shopping Barretos. O evento faz parte das ações do Programa Cowboys da Cultura de Os Independentes.

A realização é da Prefeitura de Barretos, através da Diretoria de Cultura e Chão Preto Clube de Antigomobilismo, com apoio do North Shopping. A grande estrela do evento é a exposição de carros, e a edição deste ano passa a ser tematizada com a corrida de 1941. Na programação consta mostra de fotos do município dos anos 40 e 50 e imagens do Grande Premio, Tarde do Boteco e Boate Flash Back. A entrada é gratuita e a mostra funcionará no horário do Shopping das 10 h as 22 h.


Por Patricio Augusto


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2020 - Desenvolvido pela Williarts Internet