Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

24/03/2011 - 5º Rally Barretos: poucas mulheres, mas com qualidade na disputa

Em pequeno número, mas sempre presente, as mulheres aceitam o desafio do rali cross-country e disputam em igualdade o título de suas categorias



Até o momento, sete mulheres estão inscritas no 5º Rally Barretos, prova válida pela 1ª etapa dos campeonatos Brasileiro de Rally Baja para motos e quadris (CBM), Brasileiro de Rally Cross Country para carros e caminhões (CBA), Paulista de Rally Cross Country (FASP) e Paulista de Rally Baja (FPM).

Nos dias 25 a 27 de março, este seleto grupo alinhará suas máquinas para encarar todos os desafios que um rali como este propõe, sendo: entre as motos, Mariana Veiga e Moara Sacilotti, e nos carros, Helena Deyama e Joseane Koerich, Helena Soares e Claudia Souza, e a navegadora Doris Van Hees, que corre ao lado do marido, Willen.

Helena Soares, que até então navegava, viverá a segunda experiência como piloto. Ela estreou na função no Rally dos Amigos de 2010, mas não completou o percurso. "O desafio de pilotar é fascinante. Eu curto demais ver e sentir uma boa pilotagem, sou admiradora, fico horas assistindo as manobras. Tive uma inspiração quando naveguei para o Paulo Amato, no Rally dos Sertões. Aprecio a calma e o controle que ele tem, e foi um bom professor, e me ensinou o pouco que sei", contou.

Para fazer bonito durante o 5º Rally Barretos, Helena tem realizado treinos em pistas com obstáculos semelhantes as encontradas no cross country. "Logo no primeiro dia, acelerei por 150 quilômetros, e foi notável a evolução a cada volta. Não focamos em tempo, e sim, no controle do carro, os efeitos da aceleração, frenagem, como usá-las para uma pilotagem segura, entradas e saídas de curvas etc. Ou seja, estou começando, e o importante agora é conhecer o comportamento da picape diante daquilo que eu executo", detalhou a piloto, que treinou em dias de sol e de chuva, vivenciando diversos tipos de situações off-road. "Acredito que este treinamento será o suficiente para eu terminar a prova, e colocar o carro no parque fechado", calculou.

De mesmo nome, mas com experiência de 17 anos de rali, Helena Deyama participará do Rally Barretos pela quarta vez. "É um certame bem organizado, e a cada ano fica melhor, com bons trechos e mais público prestigiando o evento", avaliou Helena, que já possui até um fã clube organizado. "Em 2008, no meio da especial havia um grupo de pessoas vestidas com camisetas cor de rosa e agitando bandeiras rosas. Depois, já no parque de apoio, elas vieram falar comigo, dizendo que estavam na minha torcida. Chorei de emoção, pois é recompensador para um piloto ter esse retorno do público", lembrou.

Com participações nos principais ralis nacionais, a navegadora Doris tem um novo desafio pela frente. Participante da categoria Production até 2010, ela e o marido ingressarão na Protótipos a partir do Rally Barretos, que segundo o casal, a disputa é muito acirrada. "Queremos começar bem a temporada, e estamos na expectativa de um ótimo resultado. Sei que com a mudança de categoria teremos forte concorrentes, porém, daremos o nosso melhor", garantiu ela. "Os treinos antes do evento sempre auxiliam muito no nosso entrosamento, pois já são quase três meses de férias das trilhas. Estamos com uma equipe de apoio boa, fazendo o planejamento e estudos, em reuniões constantes entre eles", falou otimista Doris.

Foto de rosto: Márcio Machado/Dfotos

Helena Deyama e Joseane Koerich já possuem até um fã clube em Barretos, SP


Busca de notícias      








Todos direitos reservados 2020 - Desenvolvido pela Williarts Internet