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07/12/2010 - Cafena e Futebol

Os jogadores de futebol, muitas vezes, recorrem a substncias e/ou suplementos para melhorar seu desempenho em campo e a cafena uma delas. Porm, assim como qualquer outra substncia, ela possui seus riscos e benefcios.

Veja o que a cafena pode fazer por um jogador de futebol:

BENEFCIOS - De forma geral, a cafena ajuda a diminuir a fadiga, o cansao/preguia, estimular o sistema nervoso central, aumentar mobilizao e queima de gordura, melhorar a contratilidade muscular e diminuir a percepo do esforo (o atleta fica mais resistente);

RISCOS - A cafena pode causar efeitos colaterais em pessoas mais sensveis, que so: insnia, dor de cabea, irritao no estmago e intestino e efeito diurtico. Em doses muito elevadas, pode causar desidratao, diarria, tremores e prejuzos na coordenao;

NA PRTICA - Alguns estudos comprovaram que a cafena possui um efeito benfico para jogadores de futebol ao ser capaz de aumentar o tempo de exerccio, pico da potncia, capacidade de executar sprints (tiros), conduo de bola e acurria dos passes, porm, no teste de agilidade, no houve muita melhora;

FUTEBOL BRASILEIRO - Um estudo realizado aqui no Brasil em 2009 por Guttierres et. al., verificou que os jogadores que consumiram cafena antes do jogo foram capazes de melhorar a altura atingida no salto vertical, mesmo aps o desgaste de uma partida de 90 minutos e tambm melhoraram a potncia de membros inferiores, mais para o grupo que consumiu bebidas com cafena do que para o grupo que consumiu bebidas s com carboidratos. Essa ao positiva que a cafena causou na potncia dos membros inferiores importante, afinal, nos momentos finais da partida, os jogadores j esto cansados, fadigados e muitas vezes precisam realizar um gol decisivo.

COMO TOMAR - O pico da cafena se d 1 hora aps sua ingesto (ou seja, tomar de 50 -60 minutos antes do exerccio), e as doses variam de 1-5mg por quilo de peso. O ideal comear com uma dose pequena e aumentar aos poucos. No indicado ultrapassar 6mg por kg/dia. Leia o rtulo dos produtos ou tome em cpsulas para ter noo das quantidades ingeridas.

ATENO! No tome cafena se voc:
For hipertenso (presso arterial alta);
Tiver algum distrbio cardaco (arritmia, m-formao, etc.);
For ansioso demais;
Tiver insnia;
For agitado ou muito preocupado;
Tiver lcera ou gastrite;
Tiver anemia instalada ou pr-disposio para (a cafena diminui absoro de ferro).

Bons treinos!


REFERNCIAS:
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letcia Azen. Estratgias de nutrio e suplementao no esporte. Editora Manole, 2005.
BARROS, Turbio L, GUERRA, Isabela. Cincia do futebol. Editora Manole, 2004.
GUTTIERRES, Ana Paula M., NATALI, Antnio J., ALFENAS, Rita de Cssia G., MARINS, Joo Carlos B. Efeito ergognico de uma bebida esportiva cafeinada sobre a performance em testes de habilidades especficas do futebol. Rev. Bras. Med. Esporte vol. 15, n. 6, 2009.



Por Giovana Guido


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