Ouça a Independente AM ao vivo!
 
 

 

03/11/2009 - Ex-Ídolo do Fluminense luta pela vida

O torcedor do Fluminense com mais 30 anos certamente se lembra do "Casal 20″. A dupla formada por Washington (à direita na foto) e Assis (esquerda) no Atlético-PR em 82 foi decisiva para o Tricolor carioca conquistar o tricampeonato estadual em 83, 84 e 85 e o título brasileiro de 84. Washington foi um centroavante que marcou seu nome nas Laranjeiras. Alto, era forte no jogo aéreo. Sem ser um primor de técnica, fazia muito bem o trabalho de pivô, servindo a Assis, Romerito e outros companheiros de time.

Vinte e seis anos depois de chegar às Laranjeiras, o ex-jogador enfrenta uma situação bastante delicada. Washington César Santos, nascido em Valença (Bahia) em 3 de janeiro de 1960, sofre com a Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que afeta os movimentos, o sistema respiratório e a fala. Há quase três anos, luta contra a enfermidade, que não tem cura.

Apesar dos efeitos da doença - está bem magro e aparenta bem mais do que os 49 anos que tem - Washington não desiste da luta pela vida. Lúcido, relembra com carinho e orgulho os tempos que defendeu o Fluminense (de 1983 a 89). As boas atuações no clube carioca o levaram à seleção brasileira. Fez quatro gols em nove jogos com a camisa do Brasil, incluindo quatro partidas pela equipe que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (EUA), em 87.

Apesar de contar com assistência médica, atenção dos familiares e medicamentos repassados pelo Governo do Paraná, Washington vai precisar, no futuro, de dois caros equipamentos para melhorar sua respiração. Um deles custa R$ 80 mil.

Comovido com o estado de saúde de um ídolo de infância, o jornalista João Márcio Júnior, também morador da capital paranaense, visitou o ex-jogador e decidiu dar sua parcela de contribuição. Comprou uma camisa do Fluminense, pediu que Washington a assinasse e organizou um leilão na internet. O ‘pregão’ vai até o próximo dia 25 e os interessados podem dar seus lances no site http://www.joaomarciojr.blogspot.com/
Uma singela forma de apoiar um jogador que deu muitas alegrias a milhões de torcedores.
A carreira de Washington

Clubes:

Galícia-BA, Corinthians, Operário-MS, Internacional, Atlético-PR, Fluminense, Guarani, Botafogo, União São João, Desportiva-ES, Santa Cruz, Figueiras (POR), Fortaleza e Foz de Iguaçu-PR

Títulos:

Campeão gaúcho 1981, campeão paranaense 82, campeão carioca 83, 84, 85 (Fluminense) e 90 (Botafogo), campeão brasileiro 84, campeão capixaba 92, campeão pernambucano 93 e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 87 (seleção brasileira)


Busca de notícias      










Todos direitos reservados 2019 - Desenvolvido pela Williarts Internet